Sustentabilidade e Responsabilidade Social


A responsabilidade social é, cada vez mais, uma preocupação da Torrelsa, pelo impacto que tem na sociedade e nas comunidades mais necessitadas.
 

As práticas desenvolvidas pela Torrelsa, actuam com o propósito de incluir preocupações de carácter social e ambiental na sua atividade e estratégia, de forma a criar um conjunto de valores que envolvam a sociedade. Estas práticas não só elevam a satisfação dos colaboradores e a fidelidade dos seus clientes, como permitem uma maior capacidade de competitividade e inovação. 

A Torrelsa fomenta a comercialização de cafés certificados de Comércio Justo e Biológicos.

 


 

Café Ecológico
 

A Torrelsa incentiva a comercialização de Blends preparados com cafés de agricultura biológica, acreditados pelo CCPAE (Consell Catalá de la Producció Agrària Ecológica).
 

A certificação garante que o café foi produzido de acordo com as regras da agricultura biológica: sem pesticidas e/ou herbicidas.

Comércio Justo


A International Federation of Alternative Trade (Federação Internacional de Comércio Alternativo) define o Comércio Justo (Fair Trade, em inglês) como uma parceria comercial, baseada em diálogo, transparência e respeito, que busca maior equidade no comércio internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável por meio de melhores condições de troca e garantia dos direitos para produtores e trabalhadores à margem do mercado, principalmente no Hemisfério Sul.
 

Os princípios que devem reger uma relação comercial considerada justa são:

1.    Transparência e corresponsabilidade na gestão da cadeia produtiva e comercial;
2.    Relação de longo prazo que ofereça formação e apoio aos produtores e acesso às informações do mercado;
3.    Pagamento de preço justo na recepção do produto, além de um bónus que deve beneficiar toda a comunidade e de financiamento da produção ou da plantação, ou a antecipação do pagamento da colheita, quando necessário;
4.    Organização democrática dos produtores em cooperativas ou associações;
5.    Respeito pela legislação e pelas normas (por exemplo, laborais) nacionais e internacionais;
6.    O ambiente de trabalho deve ser seguro e as crianças devem frequentar a escola;
7.    O meio ambiente deve ser respeitado.